Um passo em frente na era digital!


Da lista de 107 escolas candidatas, a EBS do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro, com o seu projeto “Um passo em frente”, foi uma das 40 escolas com projeto aprovado e apoiado no âmbito da candidatura “Biblioteca Digital”, promovida pelo Ministério da Educação/Rede de Bibliotecas Escolares.  A proposta de candidatura deveria centrar-se exclusivamente na criação de um programa de melhoria da qualidade dos serviços digitais da biblioteca escolar,  o qual seria facilitado através de um apoio financeiro até ao máximo de 4000 euros.  A qualidade global do projeto apresentado pela nossa escola e a contribuição da direção e da autarquia para o seu cofinanciamento foram critérios importantes para o sucesso da nossa candidatura.
 “Um passo em frente” é o nome do nosso projeto. É um projeto que pretende aproveitar a portabilidade dos dispositivos móveis para dar resposta a vários constrangimentos até aqui verificados, nomeadamente, ao nível do desenvolvimento e concretização de projetos/atividades inovadores no âmbito do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, do Programa de Competências de Leitura e Escrita, e no âmbito das novas áreas decorrentes da implementação do Projeto de Autonomia e Flexibilização Curricular. Para além de colmatar esta dificuldade, este projeto viabilizará a utilização das novas tecnologias em contexto letivo e não letivo como ferramentas de acesso, produção e comunicação de informação e como recurso de aprendizagem e a formação de professores e alunos no âmbito das TIC.
Depois de adquiridos os equipamentos indicados, serão desenvolvidas sessões formativas para alunos e docentes para garantir a sua máxima rentabilização, reorganizados e acrescidos os recursos digitais de criação própria e/ ou de acesso aberto nas plataformas disponibilizadas pela biblioteca, e prestado apoio a todas as atividades e projetos que envolvam a utilização destes recursos em contexto de Biblioteca ou sala de aula, em todos os estabelecimentos de ensino do Agrupamento.
A presença de recursos digitais é, hoje, uma mais-valia para as Bibliotecas Escolares, tornando-as mais aptas para dar resposta às exigências da atualidade e do potencial humano que franquia as suas portas!
Para saber mais: http://www.rbe.min-edu.pt/np4/candidatura2018.html

Comentários