Referencial AcBE: aliar aprendizagem dos conteúdos curriculares ao desenvolvimento competências e valores

"Direitos da Mulher como Direitos Humanos": este foi o tema transversal aos trabalhos realizados pelos alunos do 10º ano, turma B, e apresentados publicamente ontem, dia 13 de junho, na Biblioteca Escolar. Foi um momento importante na vida da escola, já que estes trabalhos "nasceram" de um projeto-piloto de aplicação do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar ao Ensino Secundário, que previa a articulação de várias disciplinas, de forma a abordar o tema através de diferentes perspetivas. Assim, o tema, abordado em contexto curricular, nas disciplinas de Português, Filosofia, História e Espanhol, "transbordou" para a Área de Cidadania e Desenvolvimento, o que permitiu também aos alunos realizar aprendizagens em termos de valores e de competências sociais, através de diversos caminhos. Das suas várias reflexões, pesquisas e trabalhos, ao longo do ano, resultaram produtos digitais (criados através do Animoto e do Powtoon) que visam informar e alertar a comunidade do que foi feito e do que há a fazer ao nível das desigualdades de género. Um agradecimento especial a todos os que aceitaram estar presentes, pelas suas intervenções e críticas construtivas!


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