Do manuscrito ao digital, para chegar mais longe!

Eram folhetos de sensibilização sobre a importância da água e com conselhos para a poupar, elaborados na disciplina de Estudo do Meio, sob a orientação da professora titular do 4ºA/3ºB, professora Teresa Cordeiro... E tão bonitos que estavam: manuscritos, alguns com desenhos feitos à mão, e com um conteúdo informativo essencial e pertinente.
Mas, cada aluno tinha o seu e assim não podia partilhar com a comunidade.
Então surgiu a ideia: porque não transformá-los num folheto digital? E a professora Teresa logo concordou. E assim começaram, com a colaboração da Biblioteca Escolar, as "sessões" de literacia digital com os alunos do 4ºA. Sempre que há disponibilidade de ambas as partes, dois alunos de cada vez vêm à biblioteca e, sob a orientação da professora bibliotecária, lá vão descobrindo o modo de dar vida aos seus folhetos sobre a água, através do Animoto, uma ferramenta para gerar facilmente vídeos promocionais ou informativos.
Aos olhos (e aos dedos) dos mais novos, estas ferramentas tornam-se rapidamente "familiares" facilmente manipuláveis. Intuitivamente, reconhecem o ícone para inserir texto, imagem, vídeo; percebem o que é o "upload" e o "edit", o "preview", etc... Basta verem fazer uma vez, para captarem a dinâmica do trabalho. Mas também aprendem a "ad a block", a selecionar imagens na internet de forma segura e responsável e a guardá-las no arquivo, e ainda a importância de guardar e fazer "logout"!
Finalmente, constatam a falta de qualidade da rede da internet, e aceitam pacientemente a espera entre cada ação até verem o seu vídeo concluído.
Espero que gostem do resultado final!
Ver folheto digital
do Dinis Fernandes:
Vídeo "Água: Poupa hoje para ter amanhã"
da Clara Bernardo:
Água: um bem essencial
da Alice:
A importância da água
da Maria João:
Sem água não há vida




Folheto original do Dinis

Folheto original do Dinis
Folheto original da Clara
Folheto original da Clara



Comentários