De Bruxelas para... Miranda do Douro: um encontro com a escritora Ana Pessoa!

O dia do encontro com a escritora Ana Pessoa chegou finalmente! A descoberta desta jovem e promissora escritora remonta à prova distrital do Concurso Nacional de Leitura, realizado em Alfândega da Fé, no ano letivo 2015/2106. Um dos livros a ler para o concurso era "Supergigante" de Ana Pessoa. As ilustrações logo chamaram a atenção, mas a arquitetura e o conteúdo do romance não desiludiram - deslumbraram! Depois da tempestade, a bonança, até que saiu o último livro - "Mary John" -, que reacendeu a chama, e reavivou o desejo de conhecer a autora. Quando nos apercebemos de que, apesar de viver em Bruxelas, a escritora Ana Pessoa ia às escolas falar dos seus livros, a Biblioteca Escolar entrou na "história" e tentou entrar em contacto com a escritora. E a sua visita à nossa escola começou a ser uma realidade. O grupo de fãs de Ana Pessoa começou a "passar a palavra", ora através do "Tens de Ler!", ora através de uma prenda de aniversário, ora através da partilha de passagens dos livros... Foi um contágio saudável! 
E chegamos ao dia do encontro com a escritora na Biblioteca Escolar da EBS. Estiveram presentes os mais próximos da obra da autora, em particular, e os amantes da leitura, em geral: alunos do 9º ano e alunos do 7º e 8º anos do Agrupamento que fazem parte do Clube da Leitura de Sendim, e que trouxeram alguns convidados. Sala "cheia" para a conversa, por videochamada, com a escritora. Houve tempo e disponibilidade da autora para responder a muitas questões, e para ver ainda algumas das surpresas que tínhamos preparado! Deixou saudades, mas também a promessa de um novo romance!
Aqui fica o link do vídeo produzido pelos alunos, inspirado no "Supergigante", e dedicado à Ana Pessoa: https://www.youtube.com/watch?v=RkB89AtOJCs





Comentários

pessoana disse…
Foi um grande momento de partilha. Obrigada!
Nunca pensei que o Skype estivesse à altura. Como é que a chamada não caiu uma única vez?
Que bom!
Este mundo vai mais longe com bibliotecas recheadas, professores inspiradores, bons alunos e novas tecnologias!