Dias com leituras no 1º ciclo!

Podiam ter sido apenas leituras que marcaram dias comemorativos - o Dia Mundial da Saúde Oral (20 de março) e o Dia Mundial da Árvore (21 de março)...  Foram isso, e algo mais!
"O magnífico plano do lobo", de Melanie Williamson, para as turmas de 1º e 2º ano, e a "História do caracol que descobriu a importância da lentidão", de Luís Sepúlveda, para as turmas de 3º e 4º ano da EB1 de Miranda do Douro, foram as escolhas da BE para dar continuidade às atividades que integram o Programa de Competências de Leitura e Escrita, inserido no Plano de Melhoria do AEMD, com o intuito de estimular e consolidar a competência leitora e os hábitos de leitura; desenvolver a competência comunicativa em português; motivar o espírito crítico; promover a iniciativa, a autonomia e a criatividade; promover valores cívicos e morais; aperfeiçoar técnicas e modelos de escrita e consolidar conteúdos do currículo dos alunos.
Adequada a cada faixa etária, a exploração das histórias prendeu a atenção dos mais pequenos, sempre desafiados a imaginar o que viria a seguir, quer através de uma ilustração, quer através de um problema que surgia e ao qual era preciso dar solução. Depois das histórias, jogos de interpretação e de criação textual, para pôr todos a pensar!!! Um agradecimento aos professores titulares cuja presença na atividade foi crucial para o seu sucesso!


Comentários