Harry Potter: a leitura faz a força!

Ao lado de "A árvore", de Sophia de Mello Breyner Andresen, e "O menino-estrela", de Oscar Wilde, "Os contos de Beedle, o Bardo", de J.K.Rowling, figuram na lista dos livros a explorar de forma orientada na sala de aula para alunos de 5º e 6º anos, sem hábitos de leitura (PNL, 2017). J.K. Rowling é inegavelmente uma criadora de mundos e sonhos que se concretizam em livros que facilmente cativam jovens leitores. Foi assim e assim será. A saga "Harry Potter" converge noutras  histórias, cheias de fantasia, imaginação e criatividade, de que são exemplo "Os contos de Beedle, o Bardo", "O Quidditch através dos tempos", entre outros.
"Monstros fantásticos e onde encontrá-los"é um dos livros indicados na lista de materiais necessários para alunos do primeiro ano na Escola de Magia de Hogwarts, em "Harry Potter e a Pedra Filosofal". Trata-se de um compêndio de criaturas mágicas da "autoria" do reconhecido magizoólogo Newt Scamander... E foram estas criaturas mágicas (algumas bem conhecidas dos clássicos, como a Fénix, o Centauro, o Hipogrifo, ou o Ciclope) - "monstros fantásticos" - que deram, este ano, o mote à Festa dos Livros de Harry Potter que, pelo 4º ano consecutivo, se comemorou em todo o mundo a 1 de fevereiro.
Pela primeira vez, o nosso Agrupamento aderiu a este projeto, proposto pela Editorial Presença. O convite foi endereçado à Biblioteca Escolar que desde logo o considerou viável, graças aos materiais de apoio cedidos pela Presença. E a "Festa dos Livros de Harry Potter" aconteceu, no passado dia 23 de fevereiro, no refeitório da EBS de Miranda do Douro. Aconteceu, não por magia, mas graças à colaboração da Associação de Estudantes que mobilizou uma "equipa" de feiticeiros que dinamizou os jogos e desafios lançados a "aprendizes" e "perfeitos" provenientes das turmas de 5º ao 9º ano, da EB de Sendim e da EBS de Miranda do Douro.
Horas animadas, onde o universo de Harry Potter foi recriado, não só através dos disfarces, recomendados, mas também através da imaginação de cada um! 
As fotografias publicadas foram tiradas com prévia autorização dos encarregados de educação dos alunos envolvidos.
#NoitedosLivrosdoHarryPotter
















Comentários