"BuéLivros" com novas sugestões e opiniões!


Título: Divergente

Autor:Veronica Roth

Editora: Porto Editora





Sinopse:
Divergente, de Veronica Roth, é um livro que conta a história de Tris, uma jovem de dezasseis anos, no seu processo de descoberta de si mesma e do que a rodeia.
Chicago é uma cidade isolada, que sobreviveu à Grande Guerra, a qual originou a desertificação do território que a rodeia. O funcionamento da sociedade baseia-se num sistema de fações, cada uma responsável por combater uma fraqueza humana: os Abnegados, o egoísmo, os Cândidos, a falsidade, os Cordiais, a maldade para com os outros, os Eruditos, a ignorância, e os Intrépidos, o medo. Tris é uma Abnegada que se sente presa e restringida na sua fação e decide, no dia da Cerimónia da Escolha, mudar-se para os Intrépidos, uma reviravolta drástica na sua vida. É lá que conhece Tobias, Christina, Al e Will, e que recebe a dura iniciação para integrar a sua nova fação. Mas Tris tem uma particularidade: consegue manter a consciência durante as simulações e até manipulá-las… Poderá essa capacidade revelar-se perigosa? E manter-se-á intacta a aparente harmonia do sistema social?
Apreciação crítica: Gostei muito deste livro. É de fácil compreensão, com vocabulário simples. Empregam-se frases curtas e descrições em que parece que estamos a olhar através dos olhos da própria personagem, sendo a história narrada na primeira pessoa pela personagem principal, Tris. É empolgante e cativante, até viciante, dando vontade de rapidamente chegar ao fim. O primeiro livro da sua saga (seguido por “Insurgente” e “Convergente”, narrados por Tris, e “Quatro”, narrado por Tobias) deixa o leitor motivado e com curiosidade para descobrir os que lhe seguem. Um livro recomendado para quem gosta de acção, com um toque brilhante de romantismo.

Helena Rodrigues, 9ºB

Comentários