Programa de Competências de Leitura e Escrita: articular para melhorar o sucesso escolar!


As Oficinas de Escrita, em ambiente sala de aula, são a melhor estratégia para desenvolver e consolidar técnicas de escrita. Desde a noticia, passando pela entrevista, pelo texto de opinião, pela descrição ou texto narrativo, até ao texto argumentativo e expositivo, nas Oficinas de Escrita desafiam-se os alunos a interiorizar as 4 etapas da escrita: a planificação, a redação, a autoavaliação e a reformulação. 
A Biblioteca Escolar, durante este ano letivo, tem desenvolvido algumas sessões de escrita orientada em algumas turmas do Agrupamento, em articulação com os docentes, no âmbito do Programa de Competências de Leitura e de Escrita, integrado no Plano de Melhoria do Sucesso Escolar do AEMD. Algumas das sessões, nomeadamente nos 7ºs e 10ºs anos, estão também integradas no Programa de Competências de Estudo. 
Assim,  no 5º ano, turmas A e B da EBS, trabalhou-se o texto narrativo; no 6º ano, turmas B, da EBS e da EB de Sendim, o texto de opinião; no 7ºA da EBS, o texto narrativo (conto), tal como no 7ºA da EB de Sendim; no 7ºB, da EBS, orientamos os alunos na elaboração de uma entrevista; nos 10ºs anos, turmas A e B, da EBS, orientou-se os alunos na elaboração de um texto expositivo; e ainda pretendemos trabalhar o texto argumentativo no 9º ano. 
Este trabalho articulado tem sido pontual, não dando tempo e espaço aos alunos de interiorizar e consolidar  as 4 etapas da produção escrita. Uma Oficina de Escrita não se reduz a 90 minutos. No entanto, a sensibilização tem sido feita e, pouco a pouco, cremos ter incutido, por um lado, nos alunos, algumas práticas facilitadoras da produção escrita, fundamental na maioria das disciplinas, e, por outro lado, nos professores, a convicção de que é preciso ensinar a escrever para melhorar o sucesso escolar.
A prova do sucesso são os textos que resultaram destas várias Oficinas. Alguns já foram publicados, outros serão divulgados brevemente. A prova do sucesso são alguns comentários dos professores que têm trabalhado connosco, acerca dos seus alunos: "Já se nota que eles têm mais cuidado na escrita. Já tentam usar alguns conectores...!".
O Programa de Competências de Leitura e Escrita assenta num trabalho articulado entre a Biblioteca Escolar, os docentes, os alunos, os pais e restante comunidade. Apesar de ambicioso, já que incide sobre todo o ensino básico, poderá dar os seus frutos a longo prazo.


Livro inspirador de uma Oficina de Escrita
Oficina de Escrita: 7ºA Sendim

Pistas para redigir um texto narrativo

Pistas para redigir um texto narrativo

Pistas para redigir um texto narrativo

Pistas para redigir um texto narrativo
Oficina de Escrita: texto narrativo (5º ano)
Oficina de Escrita: texto de opinião (6º ano)
Oficina de Escrita: texto expositivo (10º ano)


Comentários