"Elos de Leitura" de 14 a 18 de março

Durante a Semana da Leitura (10ª edição), que decorreu de 14 a 18 de março, no AEMD, a Biblioteca Escolar envolveu a comunidade educativa em várias iniciativas, que deram visibilidade à leitura não só como prazer, mas também como elo de ligação entre culturas e de transmissão de valores universais, como o respeito mútuo e a solidariedade. 
O encontro dos alunos do Jardim de Infância e do 1º ciclo do Agrupamento com a escritora Adélia Carvalho, no dia 15 de março, pretendeu aproximar as crianças do ato de ler e (re)descobrir sentidos nas entrelinhas das histórias.
 O "Lanche Queirosiano" marcou o dia 16 de março: alunos das turmas de 9º, 10º e 12º anos, bem como professores, pais/educadores e auxiliares, juntaram-se na Biblioteca Escolar para uma viagem à vida e obra de Eça de Queirós, adaptada pela professora de Português Ana Rita Brás numa entrevista "em direto" - "Eça Agora" -, e de uma degustação de algumas das iguarias referidas nos seus romances e escritos (agradecemos a participação do Isaac Martins, do Ricardo Pires e do Micael Lima!). O Marcos Rodrigues, do 12ºA, deu vida ao cosmopolita  Eça de Queirós entrevistado pela Inês Martins (11ºA) e pelo Davide Santos (11ºB).  Pelo meio, partilharam-se memórias e experiências de leitura, desmistificando-se a ideia do "Eça" das descrições maçadoras e veiculando-se a imagem de um autor para quem o humor era a melhor forma de crítica! 
No dia 17 de março, os "TopLeitores" (alunos do 5º e 6ºanos do 2ºCEB, do 7º ano do 3º CEB e do Ensino Especial) encontraram-se na Biblioteca da EBS para partilhar as suas escolhas e opiniões sobre livros e para conhecer ferramentas digitais que lhes permitam  a construção dos seus (vários) saberes, de forma lúdica e criativa.
Ao longo da semana, os alunos do 2º e 3º ciclos, previamente inscritos,  puseram à prova os seus conhecimentos sobre livros e autores, no Concurso "Leituras em Imagem".
Para além disso,  esteve patente nas escolas EBI2/3 e EBS uma exposição organizada em articulação entre a Biblioteca e o PES. Esta exposição, denominada “Essencialmente Amor , integrou trabalhos das turmas do 2º e do 3º ciclos e do ensino secundário, desenvolvidos no âmbito do PRESSE, e trabalhos dos alunos do 1º ciclo elaborados após a exploração da obra “O que é o amor?”, de Davide Cali e Anna Cantone. Mensagens, em desenhos ou palavras, que estabeleceram, no seio da comunidade escolar, "elos de valores e afetos".
A comemoração do livro e da leitura aconteceu, assim, no AEMD, porque... ler foi, é e será sempre uma grande festa!
Agradecemos a todos os professores, alunos, pais/educadores e auxiliares que se uniram nesta "festa", que permitiu fazer nascer e consolidar "elos de leitura".













Comentários