Feira do Livro do Agrupamento: abertura com eventos comemorativos dos 170 anos do nascimento de Eça de Queirós.

O primeiro dia da Feira do Livro do Agrupamento foi dedicado a Eça de Queirós, nascido em novembro de 1845, precisamente há 170 anos. Autor cujas obras têm um lugar marcante no currículo escolar, Eça de Queirós foi o tema da palestra dirigida aos alunos das turmas de 12º ano - "Ruralidade e cosmopolitismo em A Cidade e as Serras e Os Maias de Eça de Queirós" - , orientada pelas professoras Carla Guerreiro e Lídia Santos, do IPB, que decorreu na Biblioteca Escolar da EBS.
Logo a seguir, no Arquivo Municipal, na abertura da Feira do Livro, pelas 16 horas, inaugurou-se a exposição "Eça de Queirós: marcos biográficos e literários", gentilmente cedida pelo Instituto de Camões". Por último, Eça de Queirós falou de si e da sua obra na entrevista "Eça Agora", dramatizada por alunos do 11ºA e B e do 12ºA. O programa da abertura da Feira foi também enriquecido com a apresentação do romance "Filhos do (In)fortúnio", da autoria de Lídia Santos, editado em 2014, que conta a história de dois jovens que são obrigados a regressar à vida da serra, onde a mala Louis Vuitton e os tacões altos deixam de fazer sentido...
A Feira decorre até ao dia 27 de novembro, com um programa pedagógico e cultural que pretende chegar à diversidade de faixas etárias que compõem as turmas do Agrupamento.
Este evento, organizado pela Biblioteca Escolar, conta com o apoio incondicional da Direção do Agrupamento, com o apoio do Município de Miranda do Douro e  com a ajuda de auxiliares de ação educativa e de "pais colaboradores"  que gentilmente manifestaram a sua disponibilidade.







Comentários