Encontro "Dispersões": atribuição de prémio de "Escrita Criativa"


Se eu fosse...

 A criação de um texto, narrativo ou poético, motivado pela expressão "Se eu fosse", e redigido ao sabor da inspiração do momento,  foi o desafio lançado aos alunos presentes no encontro "Dispersões", encontro com o escritor e artista plástico Jorge Nuno, que ocorreu no passado dia 22 de outubro, na Biblioteca Escolar da EBS do AEMD. Uns seriam estantes, outros pássaros, um regato de águas límpidas ou alguém diferente... A Beatriz Santos, do 10ºA, do curso de Ciências e Tecnologias, destacou-se com a composição poética "Se eu fosse capaz" e ganhou um livro autografado pelo nosso convidado. 

Se eu fosse capaz:
subia montanhas
Atravessava a nado oceanos
Corria distâncias tamanhas
Concretizava todos os meus planos.

Se eu fosse capaz:
ganhava asas e partia num voo delicado
por cima de planaltos e planícies
Desenvolvia barbatanas e partia a nado
E afastava-me o máximo possível da superfície.

Se eu fosse capaz:
parava o tempo
E ficava para sempre no momento
Em que comecei a sonhar
E esforçava-me por não acordar.

                                              
Beatriz Santos

Aqui fica, também,  a reação do escritor ao texto premiado:" Na verdade, um magnífico poema e, mesmo sem ler os restantes trabalhos, não tenho dúvidas quanto ao mérito do que foi apresentado. Naquele ambiente... e com a pressão dos 20 minutos, fiquei rendido." Na sua mensagem, Jorge Nuno voltou a salientar  a sua disponibilidade para dar algum contributo que venha a dar visibilidade aos trabalhos que os alunos possam ter na "gaveta" ou venham a criar. Em nome de todos, um sincero agradecimento.

Comentários