Uma viagem pela história dos aquedutos...

A Biblioteca Escolar foi o local que permitiu juntar todos os representantes dos “grupos” intervenientes no projeto “Descobri… o aqueduto do Vilarinho!”: alunos, professores, Biblioteca Escolar e Museu da Terra de Miranda. Este projeto foi despoletado por um desafio colocado pela Diretora do Museu da Terra de Miranda, Drª Celina Pinto, ao Agrupamento de Escolas, através da Biblioteca Escolar. O Museu ia receber, em maio, a exposição de fotografia “Aquedutos de Portugal”, da autoria de Pedro Inácio, dos quais fazia parte o Aqueduto do Vilarinho, situado em Miranda do Douro: porque não envolver a comunidade escolar na descoberta deste monumento, desconhecido por uns e ignorado por tantos outros? Deste desafio nasceu o projeto que envolveu turmas de 2º ano do 1ºCEB, e do 7º e 8º do 3ºCEB, anos cujos programas, de Estudo do Meio e de História, respetivamente, encaixavam nas atividades a desenvolver. As visitas ao Aqueduto do Vilarinho foram “o pontapé de saída” de um conjunto de tarefas realizadas na Biblioteca Escolar, com a supervisão dos elementos da equipa da Biblioteca Escolar e dos professores que acompanhavam as turmas envolvidas, nomeadamente os professores de História,e que culminou na auto e heteroavaliação do trabalho desenvolvido.
Assim, no dia 9 de junho, os alunos da turma B do 7º ano, da EBS de Miranda do Douro, juntamente com a sua Diretora de Turma, partilharam os seus trabalhos e os seus comentários sobre o projeto e fizeram a auto e heteroavaliação, tal como aconteceu com as restantes turmas. A diferença é que o fizeram na Biblioteca Escolar, com a simpática presença da Drª Celina e da professora de EAA, Julieta Guerra, que os orientou na elaboração de uma maquete do Aqueduto do Vilarinho. A esta maquete da turma B juntou-se outra idealizada pelo Daniel Souza, do 7ºA, turma que, embora não diretamente ligada ao projeto, também se motivou e realizou visitas, pesquisas e desenhos do nosso aqueduto! 
O desafio deu frutos: agora, já todos conhecem o Aqueduto do Vilarinho!
O trabalhos artísticos produzidos – maquetes e desenhos do aqueduto – estão já expostos no Museu da Terra de Miranda e os melhores trabalhos escritos são agora publicados nas plataformas da escola para toda a comunidade poder também dizer: “Descobri… o Aqueduto do Vilarinho”!

Evolução dos hábitos de consumo de água (até ao séc.XII)

Os aquedutos: a herança dos antepassados

Os aquedutos até ao século XII

Razão para aparecimento dos aquedutos

História do Aqueduto do Vilarinho
Brochura da exposição "Aquedutos de Portugal: água e património", da autoria de Pedro Inácio





Comentários