Um estimulante abraço cultural!

A Feira do Livro do Agrupamento decorreu entre os dias 3 e 6 de dezembro, no Museu da Terra de Miranda, apresentando um programa cultural paralelo aberto à comunidade. Esta iniciativa pretendeu não só dar a possibilidade a toda a comunidade de contactar com livros de autores portugueses e estrangeiros de qualidade, adequados a várias faixas etárias, mas também promover o gosto pela leitura e enriquecer e alargar os horizontes culturais dos alunos. Por isso, na Feira do Livro leram-se histórias, declamaram-se poemas, discutiram-se obras e autores, enfim, o tema da conversa – entre alunos e professores, entre pais e alunos, entre alunos, entre visitantes e organizadores – eram os livros!
Para além disso, as iniciativas integradas no programa da Feira do Livro visaram igualmente ir ao encontro do currículo dos alunos.
Salienta-se que este evento mobilizou muitas pessoas, destacando-se em primeiro lugar, o professor Manuel Ferreira e o professor Miguel Schreck que orientaram as oficinas de ilustração sobre a poesia de Miguel Torga, com os alunos de 4º ano, em Sendim e em Miranda, respetivamente, e que tiveram uma participação especial nos desenhos que divulgaram os eventos; a ex-professora Teresa Almeida que sugeriu a oradora Conceição Lima para a Hora da Poesia; os alunos das turmas de 10º ano, envolvidos na oficina de escrita a partir de poemas de Torga e que participaram na Hora de Poesia “Palavra de Torga”, declamando poemas em português e em mirandês; os alunos das turmas de 5º e 6º ano do Agrupamento que estiveram presentes no auditório municipal para assistirem à leitura encenada da história “Sebastião regressou” (adaptação do original de Nuno Markl) e alunos do 8ºA que ajudaram na elaboração de cartazes. Para além destas pessoas, a equipa da Biblioteca Escolar, a equipa dos pais e encarregados de educação, e outros professores da EBS, deram a sua ajuda, imprescindível ao sucesso de um evento desta natureza.
Este evento foi apoiado desde o início pela Direção do Agrupamento de Escolas e para a sua realização contamos também com a colaboração do Museu, que cedeu o espaço e ajudou não só na divulgação da Feira e das iniciativas a ela ligadas, como também na preparação de outras iniciativas integradas no Programa da Feira do Livro. De sublinhar também a parceria com a Câmara Municipal que nos apoiou ao nível do transporte dos alunos e de materiais e que patrocinou os trabalhos cénicos apresentados pelo grupo de teatro TRETAS.
A abertura da Feira do Livro à comunidade trouxe um público variado à Feira, embora haja um esforço a fazer no sentido de o cativar ainda mais! 

Para o ano há mais!


Ficam aqui alguns testemunhos:

“Deixem-me deixar, neste espaço público, um abraço enorme a todos os que intervieram, de alguma forma, nas atividades da Feira do Livro em Miranda do Douro,,Um abraço especial à minha querida amiga TERESA ALMEIDA, que me convidou a ir até Miranda: à Biblioteca do Agrupamento, à sua responsável directa, ELISABETE, minha colega, que dinamizou as atividades, pondo em tudo, um sentido estético (palavras, actos, gestos, doçura de ser...)e ao Museu de Miranda do Douro que abriu portas a várias iniciativas onde TORGA e arte local estiveram presentes,,,Obrigada!
Vou guardar comigo, as palavras das jovens...Naquele momento, deixou de haver frio... “
(Conceição Lima, via facebook)


“Não, não direi que a noite estava escandalosamente fria. No Nordeste Transmontano conhecemos muito pior! Mas, se dissermos que a magia deambulou por aí, já não exageramos. E se dissermos que a poesia do nosso Miguel Torga aqueceu a noite no coração da cidade de Miranda do Douro, também não exageramos.
No interior do Museu da Terra de Miranda a palavra do poeta brilhava nos olhares dos que já a queriam muito e dos que para ela despertavam. Conceição Lima, uma minhota com a alma arraçada de transmontana, esteve no auge do seu fulgor poético! A sala ia enchendo ... 
A transparência das portas do museu oferecia-nos uma visão da praça D. João III em todo o esplendor noturno. A poesia subia e a emoção crescia!
Estamos crentes que Miguel Torga se sentiria tão feliz como nós ao ouvir os seus poemas, ditos pelos alunos e professores do Agrupamento de Escolas, nesta língua "amerosa" - a Língua mirandesa.
Um conto ( Fronteira) - ao jeito telúrico de Miguel Torga (a cargo da juventude exuberante dos "Tretas"), rematou o sarau no seio de uma ovação bem sentida. 
Estão de parabéns os que deram as mãos para levar a efeito esta aposta poética que entrou pela noite mirandesa de forma inesquecível! 
A escola e a comunidade em interação. O precioso apoio da Câmara Municipal. A Associação de pais, O Museu da Terra de Miranda. O grupo de teatro "Tretas". 
Foi, afinal, um estimulante abraço cultural.”
Teresa Almeida (via facebook)

“Eu gostei muito da peça de teatro. Achei o conto fantástico e a forma como foi representado também. Foi uma noite bem passada. 
Esta iniciativa foi excelente pois possibilitou a muitos de nós conhecer melhor Miguel Torga e a sua obra. 

Para mim estas iniciativas são de repetir.”
Susana Barroso (via e-mail)

“Penso que a Feira do Livro de 2014/2015 foi todo um êxito tanto pelo local escolhido, como pela participação dos alunos, pelas atividades associadas ao evento e sem esquecer de mencionar a quantidade de títulos vendidos o que reflete a felicidade nas escolha das obras. No entanto, para mim, o resultado mais extraordinário desta edição, foi a interação entre várias pessoas e entidades que, mesmo não estando diretamente relacionadas com o universo do agrupamento, trabalharam em conjunto para tornar possível mais uma edição da Feira do Livro e com isso conseguiram criar um programa aliciante aberto não só aos alunos como a toda a comunidade. Melhorias podem sempre ser feitas, seja na escolha de títulos e autores que foram procurados e estiveram em falta, seja numa melhor divulgação junto da população entre outras mas o mais importante é que esta participação, esta interação entre a escola e a comunidade se mantenha e que se estenda ao longo do ano.” 
(Andrea Barbosa, via e-mail)

“Gostei da atividade “Hora da Poesia” de Miguel Torga, com Conceição Lima, adorei a maneira como ela fala dos autores, neste caso Miguel Torga. 
Gostei muito de conhecer a Conceição Lima e adorei as frases que ela dizia, palavras próprias do autor. 
Já gostava de poesia, mas CL incentivou-me ainda mais. E claro, gostei de declamar o poema “Brinquedo “ de M.Torga.” 
(Diana, 10ºB)

Comentários