Dia Mundial do Teatro

Celebrou-se no passado dia 27 de março o Dia Mundial do Teatro. Ora, é sabido que o Teatro é uma arte. Uma arte que envolve e desenvolve. Que irmana e projeta, através da representação/expressão, da entrega e da partilha, ideias, sentimentos, objetivos.
Compreendendo a importância disso, e a fim de celebrar essa efeméride, a Turma do 6º A de Língua e Cultura Mirandesa, em colaboração com a Biblioteca Escolar, levou à cena uma pequena, mas sugestiva, peça de tetro de fantoches, intitulada “L nino que querie ser médico”, da autoria do aluno Rúben Sil. Apresentada no espaço deste Centro de Recursos Educativos, a ela assistiram todos os alunos do 2º ciclo, a Direção, alguns professores e funcionários da Escola BS de Miranda do Douro.
Os alunos empenharam-se: fizeram o cenário, com o apoio da docente de Educação Visual, prepararam todos os adereços, ensaiaram com avidez e afinco e deram asas à sua criatividade e expressão em Língua Mirandesa, de forma simples, genuína, bela.
É também de salientar que a história, foi concebida e escrita por um dos alunos, o que é de elogiar, tem um enredo que gravita à volta de um menino do campo que tinha ideias muito definidas sobre o que queria ser quando fosse grande e sobre o que teria de fazer para o conseguir, apesar da vida difícil da família (rural, com quatro filhos) e dos entraves que a mãe lhe colocava para poder frequentar a escola, instituição que ele muito amava e valorizava. Todavia, ele tinha um norte a atingir, que tonificou com uma vontade férrea, traduzida na frequência da escola, na ajuda ao pai no trato dos animais e do campo, e na leitura de bons livros.

Conseguiu, assim, formar-se e passar a ser um médico cordial, profissionalmente competente, amado por todos, colegas e doentes. Deu, também, uma grande lição à mãe: “la scuola i la lheitura só traien cousas buonas”.


Comentários