Encontros de Leitura na Biblioteca




No decurso do ano lectivo, sob pretextos diversos, promovemos sessões de leitura com os alunos. Utilizámos estratégias diversificadas e promotoras do gosto de ler.
Foi o que aconteceu, uma vez mais no dia dezassete, com os alunos de sexto ano acompanhados das respectivas Directoras de Turmas. A professora bibliotecária projectou as personagens principais do livro «O Segredo do Rio» de Miguel de Sousa Tavares e as quatro palavras que fundamentam a história. Não foi, no entanto, dado a conhecer o título nem o autor do livro. Foi pedido aos alunos para os identificarem. Apenas um aluno conhecia o livro e tinha uma ideia da história. Foi-lhes então sugerido que criassem eles uma história com aquelas personagens e com o contexto dado pelas quatro palavras. Depois de terem, oralmente, feito a sua versão da história pediram para ler a do autor, Miguel S. Tavares. Foi-lhes então apresentado a seguir o livro, aludindo à biografia do autor e finalmente a leitura. Houve ainda tempo para um jogo de perguntas e respostas inter-grupos sobre o conteúdo da obra e seguiu-se a ilustração da mesma pelos alunos, cujos trabalhos foram expostos na biblioteca.
Sem deixar de ser uma actividade lúdica de promoção da leitura, foi também uma manhã de entretenimento enquanto decorriam exames na escola.

Comentários