A Feira do Livro no Agrupamento

A BE promoveu, pela segunda vez, a feira do livro no Agrupamento, que decorreu entre os dias 22 e 26 de Março. Esta actividade faculta aos alunos o contacto com uma maior variedade de livros, pois nem todos têm oportunidade de frequentar grandes livrarias. Foi compensador registar a grande participação da comunidade escolar e de alguns Encarregados de Educação, este ano em maior número. Destaca-se a realização, de sessões de poesia, levadas a efeito pelos alunos das várias turmas, que foram acompanhados pelos seus professores e em alguns caos surpreenderam.
Todos os que visitaram a feira receberam um poema, com um calendário no verso. Com esta oferta simbólica, lembrou-se o dia da poesia e o dia do livro português. Este ano quis-se assinalar também”o Dia do Livro” junto da comunidade local, oferecendo a todos os que compraram jornais na cidade um conjunto de poemas subordinados ao tema “Livros”.
Na estiveram disponíveis livros de várias editoras, destinados às várias faixas etárias com a redução de 15% sobre o preço de capa.
A leitura é indissociável do sucesso escolar. Daí a importância da leitura em família e de se lerem histórias aos mais pequeninos. No jardim de Infância, já foi apresentado aos E. de Educação o projecto “Leituras em Vai e Vem” e está a ser implementado. Conta-se assim, com a colaboração de todos na promoção da leitura.
Na biblioteca os livros continuam à disposição de todos. Requisitem-nos e leiam-nos.
A BE, em colaboração com o Departamento de Línguas, lançou um desafio a todos os alunos do 2º e 3º Ciclos: ler um livro e partilhar a sua leitura num “Círculo de leitores”. Os livros escolhidos para o concurso foram:
- A Fada Oriana – para os alunos do 5º.Ano
- Ulisses – para os alunos do 6º Ano
- O principezinho – Para os alunos do 5º, 6º e 7º anos.
Os alunos inscritos fizeram uma prova escrita, simples, de respostas orientadas, que pretenderam testar os conhecimentos sobre a história lida.
Os alunos que ficaram apurados para a segunda fase do concurso puderam participar num “Círculo de leitores”, onde tiveram oportunidade de partilhar com os colegas a sua leitura da obra. Haverá certificados e prémios de participação.Da colaboração e empenho de biblioteca e professores resultaram actividades que ajudam os alunos a aumentar o seu saber e a valorizar o sentido da partilha.


Comentários