Semana da Leitura 2010

Actividade: Os Paratextos - animação lúdica

A Biblioteca Escolar apresentou as sugestões para actividades a desenvolver pelos diferentes níveis de ensino no espaço da biblioteca ou nas salas de aula. As sugestões foram bem recebidas quer pelos alunos, quer pelos professores das várias áreas: Português, Estudo Acompanhado, Formação Cívica….
Dos trabalhos já realizados transcrevemos este, que achamos sugestivo e pertinente.


“O Carteiro”
Era a Semana da Leitura. A meio da semana, o carteiro entregava as cartas pelas casas da rua. Todas as cartas traziam um panfleto. O panfleto tinha vários títulos de livros de diversos autores. As mães dos meninos ao verem os panfletos nas cartas foram logo mostrá-los aos filhos. Os filhos tiveram muita curiosidade, pois os títulos eram interessantes. No dia seguinte, dirigiram-se à biblioteca escolar, onde cada um leu, do princípio ao fim, um livro todinho.
No fim de semana, os miúdos encontraram-se na praça da aldeia e, durante toda a tarde, ficaram reunidos a contar as histórias que tinham lido nos vários livros. É sempre bom descobrir o prazer de ler, conhecer mais e mais histórias para compartilhar com os colegas.
Nesta semana da leitura, fomos motivados a criar histórias e a partilhá-las, por forma a ficarmos todos mais sabedores e enriquecidos.
Alunos do 5º.B: Inês Martins, Diana Pinto, Marta Afonso e Joaquim









Comentários