PROJECTO DE LEITURA E INTERCÂMBIO ENTRE CICLOS





A convite da coordenadora da BE, os alunos do quarto ano de escolaridade encontraram-se, na Escola BS, com os alunos do 6º.B e respectivas professoras . Depois das apresentações informais, uma vez que já todos nos conhecemos, passámos a apresentar aos alunos de quarto ano o projecto de leitura que o 6º. B desenvolveu ao longo do ano lectivo. A BE propôs, a Directora de Turma do 6º. B incentivou os alunos, as actividades surgiram e as competências evidenciaram-se em vários domínios: leitura, compreensão, aquisição de conhecimentos e, até, no desenvolvimento da imaginação .

Com este encontro pretendíamos atingir os seguintes objectivos:

- Promover a integração, contacto e familiarização dos alunos do quarto ano com a escola que irão frequentar no próximo ano lectivo;

- Contactar com os colegas mais crescidos a fim de estes lhes transmitirem as suas vivências, enquanto leitores;

-Dar a conhecer a BE através de uma visita guiada à mesma.

Embora os alunos do 6ºB tenham lido vários livros individualmente, foi da leitura conjunta de «Uma Viagem ao Tempo dos Castelos» de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, que surgiram iniciativas como o disfarce das personagens, criadas pelas autoras nesta obra, e apresentados pelos alunos no desfile de carnaval/2009 levado a cabo pela comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro.

A BE lançou-lhes o desafio de recontarem esta história aos alunos do 4º. Ano e de lhes falarem das vantagens da leitura. O desafio foi aceite e mesmo os alunos com mais dificuldades tiveram um brilhante desempenho.

O reconto foi acompanhado de uma projecção em power point de imagens com a história, elaborado na BE para a ocasião.

A directora de Turma do 6º. B que como já dissemos, motivou os seus alunos para aderirem a este projecto de leitura, os acompanhou-os e deixou também, aos presentes o seu testemunho sobre as vantagens da leitura e da procura do saber na BE.

Seguiu-se uma visita guiada à Biblioteca, pela coordenadora da mesma, a fim de motivar e esclarecer os alunos para a sua frequência e utilização no próximo ano lectivo.

Comentários